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Direitos de Inclusão nas Redes de Ensino às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Uma Análise Jurídica.

Criado em: 01/05/2025 16:39:54


Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por se tratar de uma condição que se manifesta de diferentes formas e graduados níveis de intensidade por meio de alterações do neurodesenvolvimento atípico que afeta a comunicação, interação social e o comportamento. No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham algum grau de autismo. A inclusão desses indivíduos nas redes de ensino é fundamental para o seu desenvolvimento e integração na sociedade. Neste artigo, vamos analisar os direitos de inclusão nas redes de ensino ao portador do espectro autista, à luz da legislação brasileira.

Quanto as normas garantidoras temos:

- Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana): estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

- Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional): garante o direito à educação para todos, inclusive para pessoas com deficiência.

- Decreto nº 6.949/2009 (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência): estabelece o dever dos Estados em garantir o acesso à educação para pessoas com deficiência.

Estatuto da Pessoa com Deficiência ( Lei 13.146/2015).

Resoluções 469/2021 ANS (regulamenta a cobertura obrigatória de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para o tratamento do TEA por planos de saúde.

Direitos de Inclusão:

Quanto ao acesso à educação regular: As redes de ensino devem garantir o acesso à educação regular para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo apoio e adaptações necessárias para atender às suas necessidades específicas.

Quanto as adaptações curriculares: As escolas devem realizar adaptações curriculares para atender às necessidades específicas de cada aluno com TEA, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade.

Formação de professores: Os professores devem receber formação específica para lidar com os alunos com TEA, desenvolvendo competências para apoiar e ensinar esses estudantes de forma eficaz.

Acompanhamento e apoio: As redes de ensino devem oferecer acompanhamento e apoio para os estudantes com TEA e suas famílias, garantindo que recebam os recursos e serviços necessários para seu desenvolvimento.

Desafios e Perspectivas:

- Desafios: falta de infraestrutura, falta de formação de professores, estigma e preconceito.

- Perspectivas: inclusão, diversidade, igualdade de oportunidades.

Conclusão:

A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas redes de ensino é um direito garantido pela legislação brasileira. Tais instituições devem garantir o acesso à educação regular, com apoio e adaptações necessárias. É fundamental que os professores recebam formação específica e que as escolas ofereçam acompanhamento e apoio para esses estudantes e suas famílias.

Referências:

- Lei nº 12.764/2012.

- Lei nº 9.394/1996.

- Decreto nº 6.949/2009.

- Estatuto da Pessoa com Deficiência ( Lei 13.146/2015).

- Outros autores e estudos sobre o tema.